Eixos Temáticos

A Universidade Luterana do Brasil integra o V Congresso da Cidade representando a temática Desenvolvimento Econômico, que será debatido através de seis eixos temáticos:

Finanças Públicas: Instrumento essencial para o funcionamento do estado, as finanças públicas asseguram a manutenção da administração e dos serviços públicos, além de exercerem influência significativa na economia local, regional e ou nacional. Abrangem não só as operações relacionadas com o processo de obtenção, distribuição e utilização dos recursos financeiros do Estado como, também, a atuação dos organismos públicos em setores da vida econômica. Nesse sentido propõe-se o debate acerca dos desafios das finanças públicas na promoção do desenvolvimento do município de Porto Alegre.

Cidade Prestadora de Serviços: Refletir, debater e propor alternativas necessárias ao desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade de Porto Alegre é o que propõe um município como prestador de serviços. Visa o planejamento de uma rede de serviços com maior dinamismo e especialização que atenda as demandas sociais e econômicas, atraindo e permitindo a adequada alocação de investimentos públicos e privados.

Economia Solidária: Discutir uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda, considerando que uma das bases de uma economia solidária compreende uma diversidade de ações econômicas e sociais auto gestionárias. O Ministério do Trabalho e Emprego afirma se tratar de um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver sem explorar os outros. É a partir desse viés que se pretende abordar este tema no âmbito do desenvolvimento econômico de Porto Alegre.

Indústria e Inovação Tecnológica: A inovação tecnológica deve ser o resultado de um ambiente propulsor de ciência de vanguarda, integrando empresas, universidades, a comunidade e o poder público. O Brasil é um país que produz ciência de ponta, mas não consegue integrar adequadamente tal produção em sua cadeia produtiva. O resultado desta equação relaciona-se diretamente com a competitividade e, por consequência, com o desenvolvimento econômico. Assim, pretende-se debater o desafio de viabilizar a capacidade competitiva por meio da inovação tecnológica a ser incorporada por Porto Alegre em suas políticas locais, impulsionando o desenvolvimento da comunidade e transformando a realidade local.

Terceiro setor: Sob uma análise econômica, o terceiro setor se destaca pela movimentação mundial de 1 trilhão de dólares por ano, ocupando a posição de oitavo lugar num ranking constituído por empregas, grupos e nações. No âmbito do município de Porto Alegre, pretende-se debater a temática no que concerne ao poder de influência do terceiro setor, o uso de verbas privadas para fins públicos, assim como verbas públicas para o terceiro setor, com vista à solidariedade social. Também se discutirá sobre o que vai além da concepção pecuniária, através da utilização das verbas para a mudança social, a partir da prática de valores como cooperativismo; voluntariado; independência; partilha; aprimoramento das virtudes cívicas e sociais; desenvolvimento de habilidades profissionais e melhoria da própria vida do participante.

Qualificação e Requalificação Profissional do Trabalhador e da Trabalhadora: Debater acerca das possibilidades a serem oferecidas ao cidadão trabalhador e à cidadã trabalhadora a fim de que se qualifiquem e se atualizem para o exercício de funções demandadas pelo mercado de trabalho, permitindo-lhes condições de (re) inclusão social e profissional. Analisar a qualificação e requalificação profissional como estratégia de desenvolvimento sustentável cuja orquestração cabe às universidades com o objetivo de promover a inserção e reinserção no mercado de trabalho; favorecer o aumento de permanência no mercado de trabalho, reduzindo os riscos de demissão e as taxas de rotatividade e contribuir para a elevação do nível de escolaridade.

Anúncios

3 Responses to Eixos Temáticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: